PS - Planejamento Estratégico

   
   

O Que É Planejamento Estratégico?

   
   

O Planejamento Estratégico é a razão de ser de uma organização. Trata-se da “Visão” futura dos donos e/ou da alta cúpula, que pode levar a organização ao rumo do sucesso ou do fracasso. Um bom Planejamento Estratégico deve responder a questão:
"Com os valores culturais, o ambiente, capacidades e habilidades que possuímos ou que podemos adquirir facilmente, estamos nos concentrando corretamente no mercado com os produtos / serviços corretos, de tal forma que possamos maximizar o nosso potencial de crescimento, ser rentável e permanecer saudável?"

 
 
 
 
   

Planejamento Estratégico vs. Planejamento Operacional

 
   

Um dos dilemas mais observadas no dia-a-dia de uma organização, está no diferenciar o que é Estratégico e o que é Operacional. Como salientamos acima, Planejamento Estratégico é a “Visão” que orienta as decisões sobre o futuro da organização. Já o Planejamento Operacional é composto de decisões, do dia-a-dia, que visam garantir que a “Visão Estratégica” seja alcançada.

 
   

Uma organização pode ter uma excelência Operacional, porém um Planejamento Estratégico obscuro, provavelmente esta organização é uma sobrevivente mas com certeza está condenada a naufragar. Por outro lado, podemos ter uma organização com um Planejamento Estratégico claro e o Operacional deficiente, também uma sobrevivente com um futuro não muito promissor. Uma organização com Planejamento Estratégico e Operacional ineficientes sobreviveria até os dias de hoje? Por último, aquela organização que possui um Planejamento Estratégico claro, com os seus “Valores” comunicáveis, sabe que produtos e serviços oferecerá, que mercados atenderá e principalmente, tem um rumo que orienta toda a operação, para que esta seja eficiente, com certeza, ela tem um futuro mais promissor que as outras acima citadas.

 
   

Como Implantar Planejamento Estratégico?

 
   

Planejamento Estratégico é uma “Visão Futura”, que é articulada na forma de Perfil Estratégico, que inclui:

 
   
Tempo Estratégico

Valores da empresa

Declaração do Foco Competitivo Estratégico baseado no “Drive” da organização.

Matriz de produtos/serviços e a ênfase que cada um receberá

Matriz de mercados a serem atingidos com o seu grau de ênfase

Identificação de recursos necessários e situações que precisam ser solucionadas para implantar a estratégia com sucesso

 
   

O Planejamento Estratégico é composto de cinco fases, sendo elas:

 
   

Fase 1

 
   

Através de um questionário, a ser preenchido pelos participantes, faz-se um resgate de toda a história da organização, aquilo que a levou ao estágio atual, com seus pontos fortes e vulnerabilidades, concorrentes atuais e do futuro. O objetivo deste questionário é de criar um banco de dados que dará suporte às futuras decisões estratégicas.

 
   

Fase 2

 
   

Estes questionários são compilados em um único documento e, em plenário, os participantes chegam a um consenso sobre as respostas dadas, criando um banco de dados.

 
   

Fase 3

 
   

Com este banco de dados definido, dá-se início a descrição dos “Valores” da Organização e a definição do “Drive” que conduzirá à organização para o rumo desejado.

 
   

Fase 4

 
   

Considerando o banco de dados, “Valores” e o “Drive”, cria-se uma matriz de produtos/serviços e mercados que a organização irá oferecer. Parâmetros financeiros são estabelecidos, bem como os investimentos necessários para se alcançar o determinado.

 
   

Fase 5

 
   

Pequenos grupos de implantação são criados, treinados em Gerenciamento de Projetos e Tomada de Decisão, para dar início a operacionalização do Planejamento Estratégico, visando uma eficiência operacional.

 
   

Resumindo

 
   

O Planejamento Estratégico é um exercício contínuo do(s) dono(s) / alta cúpula da organização, com o objetivo de organizar de uma forma clara e consensual as informações pertinentes ao rumo que a organização adotará nos próximos anos, orientando todas as decisões operacionais do dia-a-dia.